Competições

PESCA EM ANGOLA

A pesca recreativa está entre as atividades de integração social e lazer mais difundidas no mundo, sendo uma prática que promove a união familiar ou de grupos de amigos.

A pesca desportiva pode ser praticada no mar, rios e lagos utilizando-se iscas naturais ou iscas artificiais, uma das modalidades mais populares é a praticada utilizando-se apenas cana de pesca, linha de pesca, anzol e isca.

Embora seja pouco explorada em Angola, é grande o potencial desta atividade devido à variedade de peixes e à grande extensão costeira e rede hidrográfica, podendo gerar enormes beneficios com o turismo pesqueiro.

A pesca desportiva é uma evolução ecologicamente correcta da pesca amadora, esta actividade é regulamentada,  por vezes restringindo, o tipo de espécie ou quantidades que se podem capturar.

Fundada em 1990, a Billfish Foundation's Tag and Release Program é o maior banco de dados privado de tags de peixes de bico no mundo

Tag and release é uma forma de captura e liberação dos peixes em que o pescador anexa uma etiqueta no peixe e regista dados tais como, data hora, local e tipo de peixe em um cartão postal padronizado e submete este cartão para uma agência de pesca ou Organização de conservação.

Os pescadores que pescam peixes marcados relatam sua localização, data e hora, bem como o número da etiqueta para pontos de contacto estabelecidos

MODALIDADES

Pesca de Corrico
 

O corrico é uma das modalidades mais praticadas por pescadores desportivos, seja em alto mar ou próximo da costa, esse tipo de pescaria resume-se, essencialmente, em rebocar/arrastar, na popa do barco, iscas naturais ou artificiais que atraem os predadores marinhos encontrados próximos da superfície.

 Pesca de Lançamento de Costa

Como o nome indica, esta técnica é praticada na praia, tanto de costa arenosa e planas, ou mistas com areia e pedras baixas.

Esta Modalidade é sem duvida a prática de pesca mais comum no nosso País em águas salgadas. Devendo-se à larga extensão da nossa costa e aos inúmeros pesqueiros nela presentes, assim como, se tratar de uma pratica muito acessível, tanto em termos técnicos como económicos para um iniciante.

E conveniente uma cana de tamanho superior a 4 metros, para  arremesso da isca.

PEIXES

Os mares e rios de Angola são muito ricos em peixe e contemplam a população com uma grande diversidade de espécies. Mencionaremos aqui, as espécies consideradas desportivas.

COMPETIÇÕES

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Praesent tincidunt aliquam libero, porttitor ultricies dolor fringilla ut. Integer non porttitor sem. Vivamus venenatis, dui ac semper pellentesque, erat ex fringilla justo, sit amet viverra odio arcu nec justo. Nullam sit amet posuere magna.